Artigos da SemanaPediatria GeralPneumologiaUrgência & Emergência

Atualização em dispositivos para aerossolterapia em Pediatria

Informações atualizadas sobre uso de nebulizadores e inaladores para aerossolterapia, baseadas em recente Guideline sobre o tema

Compartilhe conhecimento:
A aerossolterapia é considerada um dos pilares da terapia respiratória, e os dispositivos de entrega se modernizaram consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, há uma tendência de que o antigo nebulizador ceda espaço aos dispositivos com broncodilatadores e/ou corticosteroides de alta eficácia, associados a propelentes que causam menor prejuízo ao ambiente.

Apesar das modernidades, se não nos atentarmos à execução técnica correta, podemos colocar em jogo a qualidade dos resultados. Muitas vezes – se não na maior parte delas -, o mau controle dos sintomas não está associado à subdose do medicamento, mas sim à má técnica de administração do aerossol.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Gabriela Lívio Emídio

Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - Unicamp; Fundadora da Núcleo Saúde - Soluções em Fisioterapia Respiratória; Professora Convidada do Curso de Especialização em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva da Uniararas.
Botão Voltar ao topo