FarmacologiaInfectologia

Amoxicilina: 1, 2 ou 3x ao Dia?

Compartilhe conhecimento:

Qual o intervalo correto para a administração da amoxicilina? Você está prescrevendo antibióticos corretamente? Descubra isso e mais no posto do PortalPed.

 

Qual o intervalo correto para a administração da amoxicilina? Você está prescrevendo antibióticos corretamente?

Esse é um assunto que muitas vezes gera discussão.

Para discutir isso com propriedade, precisamos entender os mecanismos de farmacocinética (PK) e farmacodinâmica (PD) da amoxicilina (penicilinas).

Então vamos aos conceitos!

  • Farmacocinética (PK): relacionado ao tempo de concentração de antibiótico no organismo. Envolve absorção, distribuição, metabolismo e eliminação da medicação.
  • Farmacodinâmica (PD): relacionado à relação entre a concentração e o efeito antimicrobiano. Leva em conta o mecanismo de ação, toxicidade e interação
  • Concentração inibitória mínima (MIC): menor concentração do antimicrobiano capaz de inibir o desenvolvimento visível do microrganismo.
  • Efeito pós-antibiótico (PAE): supressão persistente do crescimento bacteriano após a exposição a um antibiótico.

Historicamente, utiliza-se mais a farmacocinética do que a farmacodinâmica para estabelecer os regimes de tratamento antimicrobiano. Porém, com o aumento da resistência microbiana, a farmacodinâmica tem se mostrado cada vez mais importante para definir os regimes de tratamento que previnem a resistência microbiana com maior eficiência.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dr. Antonio Girotto

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade do Sul Santa Catarina e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo