NeurologiaPsiquiatria da Infância e Adolescência

Triagem precoce de bebês com risco para autismo pela grade PREAUT

Detalhes sobre metodologias que podem ajudar a diagnosticar precocemente o transtorno do espectro autista.

Compartilhe conhecimento:

O transtorno do espectro autista (TEA) consiste em um grupo heterogêneo de transtornos do neurodesenvolvimento. Suas características são:

  • distúrbios tanto nas relações sociais quanto na comunicação,
  • comportamentos repetitivos e
  • interesses restritos.

O TEA possui vários graus de gravidade. Atualmente, é aceito que as crianças com TEA devam ser inscritas em programas de tratamento o mais cedo possível O objetivo da intervenção precoce é aumentar a comunicação adaptativa e o comportamento de socialização, assim como reduzir o sofrimento e aumentar a qualidade de vida.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dra. Patricia Santinello

Pediatra com graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e pós-graduação com Residência Médica no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas/SP. Médica Pediatra no setor de Sala de Parto, Alojamento Conjunto e setor Intermediário no Hospital Júlia Kubitschek de Belo Horizonte e plantonista pediátrica de Sala de Parto, Alojamento Conjunto e Setor Intermediário na Maternidade Hospital Octaviano Neves de Belo Horizonte. Preceptora de Pediatria de Acadêmicos do 10º Período de Medicina em ambiente hospitalar, Hospital Júlia Kubitschek (FAMINAS). Atendimento de Puericultura e Pediatria na Clínica Gestar - Ginecoop/Fencon.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo