Reumatologia

Lúpus Eritematoso em Pediatria: novos critérios diagnósticos e tratamento inicial

Compartilhe conhecimento:

Quantos pacientes com quadro isolado de artrite, nefrite, derrame pleural e/ou pericárdico você já acompanhou sem diagnóstico definido? Não seria um caso de LES? Descubra os novos critérios para diagnóstico em nossa revisão.

 

As doenças reumatológicas, apesar de pouco estudadas pelos pediatras, têm frequência cada vez mais elevada, principalmente em adolescentes do sexo feminino. Entre essas doenças reumatológicas, o lúpus eritematoso sistêmico (LES) se destaca. Diferentemente dos adultos, as crianças e os adolescentes necessitam de atendimento diferenciado, devido ao grande impacto da doença e da terapia no crescimento e desenvolvimento físico e psicológico.

O LES é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida que pode acometer diversos órgãos, destacando-se a pele, os rins, os pulmões, as articulações, o sistema nervoso e as membranas serosas.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dr. Breno Montenegro Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo