Medicina DiagnósticaPneumologiaRadiologia

Você Descreve Corretamente a Localização das Imagens Pulmonares?

Compartilhe conhecimento!
  • 1
    Share

As doenças pulmonares estão entre as mais prevalentes na infância, sendo a radiografia de tórax o exame complementar mais solicitado para elucidação diagnóstica destes casos. O pediatra se depara no dia a dia com a tarefa de descrevê-la corretamente. Você tem facilidade em localizar as imagens pulmonares?

Descubra como localizar com exatidão as imagens pulmonares, facilitando o acompanhamento da evolução das patologias.

A precisa descrição da localização de uma lesão pulmonar é vital para o acompanhamento da evolução de uma enfermidade. Uma descrição incompleta ou errada pode levar a erros de conduta, e uma alteração pulmonar descrita com mais precisão nos permite acompanhar se a imagem evoluiu com melhora ou piora de forma mais segura.

A precisa descrição da localização de uma lesão pulmonar é vital para o acompanhamento da evolução de uma enfermidade.

Dentre as alterações mais encontradas, destacam-se as atelectasias e as consolidações pneumônicas. Os termos atelectasia e consolidação pneumônica à direita são frequentemente utilizados na prática diária, mas, exceto se o problema realmente acometer todo o pulmão direito, não nos trazem informação sobre a real extensão da lesão.

Fato complicador na localização das lesões pulmonares é que grande parte dos médicos ainda solicita radiografias apenas em uma incidência. O pulmão é um órgão tridimensional e, dessa forma, precisamos de, no mínimo, 2 incidências para sua adequada visualização. Geralmente recomenda-se as incidências póstero-anterior e perfil. Algumas imagens podem não ser visíveis em determinada incidência, mas serem bastante evidentes em outra.

Fato complicador na localização das lesões pulmonares é que grande parte dos médicos ainda solicita radiografias apenas em uma incidência.

O pulmão direito divide-se em três lobos: superior, médio e inferior. Já o pulmão esquerdo divide-se em dois lobos: superior e inferior. Esses lobos ainda possuem subdivisões em segmentos.

PULMÃO DIREITO

  • Lobo Superior: apical, anterior e posterior.
  • Lobo Médio: medial e lateral.
  • Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral.

PULMÃO ESQUERDO

  • Lobo Superior: apical posterior, anterior, lingular superior e lingular inferior.
  • Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral.
anatomia-pulmonar
Anatomia Pulmonar – retirado de https://mariearg.wordpress.com/2011/04/26/segmentacion-pulmonar/

 

Na condução de um caso, é muito importante descrevermos se, por exemplo, uma atelectasia acomete todo o lobo médio do pulmão direito ou se só o segmento medial do lobo médio. Em futuros exames, devemos continuar realizando descrições precisas para concluirmos se a patologia está evoluindo com piora ou melhora.

 

GUIA PORTALPED DE IMAGENS PULMONARES

Abaixo, você encontra radiografias em incidência póstero-anterior (PA) e perfil com marcação da segmentação pulmonar.

 

raiox do pulmao 08

raiox do pulmao 09 raiox do pulmao 10 raiox do pulmao 11 raiox do pulmao 12

raiox do pulmao 14 raiox do pulmao 15 raiox do pulmao 16 raiox do pulmao 17 raiox do pulmao 18 raiox do pulmao 19 raiox do pulmao 20 raiox do pulmao 21 raiox do pulmao 22 raiox do pulmao 23

BAIXE O E-BOOK: GUIA DE CORRELAÇÃO ANÁTOMO-RADIOLÓGICA PULMONAR

 Clique AQUI

 

Você descreve corretamente as imagens pulmonares? Curta, compartilhe conhecimento!

 

Tags
Mostrar mais

Dr. Breno Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta