Medicina DiagnósticaPneumologiaRadiologia

Você Descreve Corretamente a Localização das Imagens Pulmonares?

Compartilhe conhecimento!
  • 1
    Share

As doenças pulmonares estão entre as mais prevalentes na infância, sendo a radiografia de tórax o exame complementar mais solicitado para elucidação diagnóstica destes casos. O pediatra se depara no dia a dia com a tarefa de descrevê-la corretamente. Você tem facilidade em localizar as imagens pulmonares?

Descubra como localizar com exatidão as imagens pulmonares, facilitando o acompanhamento da evolução das patologias.

A precisa descrição da localização de uma lesão pulmonar é vital para o acompanhamento da evolução de uma enfermidade. Uma descrição incompleta ou errada pode levar a erros de conduta, e uma alteração pulmonar descrita com mais precisão nos permite acompanhar se a imagem evoluiu com melhora ou piora de forma mais segura.

A precisa descrição da localização de uma lesão pulmonar é vital para o acompanhamento da evolução de uma enfermidade.

Dentre as alterações mais encontradas, destacam-se as atelectasias e as consolidações pneumônicas. Os termos atelectasia e consolidação pneumônica à direita são frequentemente utilizados na prática diária, mas, exceto se o problema realmente acometer todo o pulmão direito, não nos trazem informação sobre a real extensão da lesão.

Fato complicador na localização das lesões pulmonares é que grande parte dos médicos ainda solicita radiografias apenas em uma incidência. O pulmão é um órgão tridimensional e, dessa forma, precisamos de, no mínimo, 2 incidências para sua adequada visualização. Geralmente recomenda-se as incidências póstero-anterior e perfil. Algumas imagens podem não ser visíveis em determinada incidência, mas serem bastante evidentes em outra.

Fato complicador na localização das lesões pulmonares é que grande parte dos médicos ainda solicita radiografias apenas em uma incidência.

O pulmão direito divide-se em três lobos: superior, médio e inferior. Já o pulmão esquerdo divide-se em dois lobos: superior e inferior. Esses lobos ainda possuem subdivisões em segmentos.

PULMÃO DIREITO

  • Lobo Superior: apical, anterior e posterior.
  • Lobo Médio: medial e lateral.
  • Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral.

PULMÃO ESQUERDO

  • Lobo Superior: apical posterior, anterior, lingular superior e lingular inferior.
  • Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral.
anatomia-pulmonar
Anatomia Pulmonar – retirado de https://mariearg.wordpress.com/2011/04/26/segmentacion-pulmonar/

 

Na condução de um caso, é muito importante descrevermos se, por exemplo, uma atelectasia acomete todo o lobo médio do pulmão direito ou se só o segmento medial do lobo médio. Em futuros exames, devemos continuar realizando descrições precisas para concluirmos se a patologia está evoluindo com piora ou melhora.

 

Conteúdo exclusivo para membros do PortalPed!

O restante deste post só poderá ser lido após fazer o login no site!

Cadastre-se gratuitamente!

 

 

Baixe o artigo em formato PDF!
Tags
Mostrar mais

Dr. Breno Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta