Alergia & ImunologiaFarmacologia

Alergia aos Beta-Lactâmicos – a Visão do Especialista

Compartilhe conhecimento:

Nem sempre as alergias à penicilina são, de fato, alergia. Saiba como diagnosticar corretamente e o que mais pode causar reações adversas ao administrar antibióticos.

 

A importância do diagnóstico correto

Cerca de 10% dos pacientes se definem como alérgicos às penicilinas. Porém, quando avaliados por uma equipe de especialistas, esse diagnóstico pode não ser confirmado em até 90% dos casos [1]. Ao perder o rótulo inadequado de “alérgicos”, é possível retomar o tratamento habitual da maioria das infecções com amoxicilina, por exemplo, que é um dos antibióticos mais utilizados para o tratamento de infecções respiratórias comunitárias.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dra. Márcia Buzolin

Especialista em Alergia e Imunologia pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, Residência Médica em Pediatria - Universidade Estadual de Campinas, Residência Médica em Alergia e Imunologia Pediátrica no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, Junior Member – European Academy of Allergy and Clinical Immunology.

Consultórios:

Clinica Esmera Saúde Integral – Rua Baronesa Geraldo de Resende 773 – Jardim Nsa. Sra. Auxiliadora, Campinas – SP (19) 2515-4200

Instituto de Alergia de Campinas – Rua Eduardo Lane 340, Jardim Brasil, Campinas, 13073-002 (19)3325-9246

Currículo Lattes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo