Saúde da Criança

Antitérmicos para crianças: quais são os principais e quando usar

Compartilhe conhecimento:
Toda criança um dia terá febre – e todo pai e mãe ficará preocupado nesses momentos! Qual é a maneira correta de tratá-la? Quando chamar o médico?
A febre é uma das ocorrências mais comuns durante a infância e a vida adulta. Ela indica que o corpo está em ativo combate, em luta contra uma infecção, um vírus ou alguma outra doença. A temperatura mais alta dificulta a sobrevivência desses microrganismos, sendo uma excelente estratégia de defesa. Por outro lado ela pode geral mal-estar!

Toda vez que a febre acomete crianças, os pais ficam extremamente preocupados – e com certa razão. Afinal, apesar de comum, a febre pode gerar efeitos desagradáveis nos pequenos, como moleza, inquietação, sudorese e falta de apetite. Porém, na grande maioria das vezes não está relacionada com situações mais graves.

Seja leve ou mais severa, a febre demanda cuidados, atenção e acompanhamento constante.

DICAS PARA TRATAR A FEBRE EM CRIANÇAS

  • Combater a febre nem sempre requer o uso de medicamentos. Se a criança não estiver se sentindo incomodada por ela, o indicado é evitar medicação, optando-se por manter uma hidratação constante (especialmente nas crianças mais novas) e recomendando à criança descanso em um ambiente arejado, com um leve cobertor para proteção
    • Ou seja, não é necessário cobrir a criança com várias camadas de cobertor e nem mantê-la em um quarto fechado, sem corrente de ar!
  • Você conhece o seu filho/sua filha melhor do que ninguém! Se a criança tiver febre, porém ainda quiser brincar, estiver ativa, disposta, com boa coloração na pele e ainda tiver apetite, não há necessidade de uso de medicamentos. Tenha um pouco de paciência, hidrate-a bastante e tudo ficará bem!
  • Para crianças de colo, amamentação ou uso de fórmulas infantis são a maneira ideal de mantê-las bem hidratadas.
  • No caso de febre persistente, com comprometimento importante do estado geral, acompanhados de vômitos de repetição, manchas na pele, dificuldade para respirar, baixa aceitação de líquidos, sonolência importante ou sinais de desidratação, deve-se procurar um pediatra. O médico avaliará a criança na busca de um possível diagnóstico e possivelmente irá indicar uma das três opções de medicamentos antitérmicos mais populares para amenizar os sintomas da febre: dipirona, paracetamol e ibuprofeno. Falaremos sobre eles a seguir.

QUAL A TEMPERATURA DO CORPO NORMAL PARA CRIANÇAS E ADULTOS?

A temperatura do corpo varia de pessoa para pessoa, ao longo do dia (costuma ser menor de manhã e um pouquinho maior no final da tarde) e varia, também, de acordo com a faixa etária. Mas, no geral, pode-se considerar temperaturas corporais acima dos 37,8ºC como sendo febre.

 

Etiquetas
Mostrar mais

PortalPed

Somos um grupo de pediatras que adoram compartilhar conhecimentos sobre a profissão com nossos colegas, com estudantes de Medicina e com o público no geral. Venha conosco nesta jornada de aprendizado!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo