NeurologiaPediatria GeralPsiquiatria da Infância e Adolescência

HEEADSSS – Triagem Psicossocial para Adolescentes

Compartilhe conhecimento:

Os problemas psicossociais dos adolescentes são cada vez mais motivos de procura a atendimento médico. No entanto, na grande maioria das faculdades e residências médicas em pediatria este assunto é muito pouco abordado.

Diante desse cenário, gostaríamos de apresentar uma abordagem que vem sendo muito utilizada quando o assunto é entrevista psicossocial para adolescentes: a ferramenta HEEADSSS.

Problemas psicossociais são uma realidade para grande número de adolescentes. Geralmente, o primeiro profissional a ser procurado é o pediatra.

Durante essa primeira consulta, é necessário realizar uma história psicossocial do paciente, pois ela é parte importante da avaliação de crianças e adolescentes com queixas variadas, por exemplo, a dor abdominal crônica.

A identificação desses fatores pode auxiliar na percepção ou manutenção de alguns sintomas, independentemente da sua etiologia. Pode haver exacerbação desses sintomas pela atenção exagerada dos pais ou por ganhos secundários, por exemplo, permissão para não ir à escola.

Alguns sintomas, por exemplo, dor abdominal, dor em membros e cefaleia também podem ser uma resposta fisiológica a eventos traumáticos (abuso físico ou sexual). Essa interação entre estresse e dor pode ser mediada por anormalidades no sistema nervoso autônomo.

Para a realização dessa triagem inicial, muitos profissionais têm utilizado a HEADSSS.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Dr. Breno Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.
Botão Voltar ao topo