Alergia & ImunologiaFarmacologiaPneumologiaUrgência & Emergência

Qual É Mais Eficiente: Aerossol Dosimetrado com Espaçador ou Nebulização?

Compartilhe conhecimento:

Qual dos dois métodos é mais eficiente com relação à deposição pulmonar de medicamentos? O PortalPed discute o assunto de acordo com os mais recentes dados científicos.

 

Muitos ensaios clínicos e meta-análises indicam que a administração de beta-agonista via MDIp (inalador de dose medida) com espaçador é tão eficaz quanto a nebulização a jato, e possivelmente superior, no que diz respeito à deposição pulmonar da droga e à reversão do quadro de broncoespasmo agudo em lactentes e crianças.

Além disso, os pacientes que utilizam o MDIp com espaçador apresentam menos efeitos colaterais da medicação (vômitos, tremores, taquicardia, hipoxemia) em comparação aos que utilizam nebulização a jato [1].

mdi-ou-nebulizador

Um estudo mostrou que em crianças com asma moderada a grave, o uso de MDIp com espaçador esteve relacionado com redução maior do esforço respiratório e sibilância, além de diminuir significativamente a necessidade de internação (33% vs 60%) quando comparado com os pacientes que utilizaram o nebulizador a jato. Os paciente que receberam beta agonista por MDIp também apresentaram menor incidência de taquicardia. Além disso, o custo foi 35% menor quando utilizado MDIp [2].

mdi-x-nebulizador

TÉCNICA CORRETA DO USO DO ESPAÇADOR COM MÁSCARA

 

TÉCNICA CORRETA DO USO DO ESPAÇADOR SEM MÁSCARA

 

Apesar de ser um dispositivo antigo, sabemos que os MDIp não são utilizados rotineiramente nos serviços de emergências pediátricas e existe preconceito quanto ao seu uso dentro da própria classe médica.

Veja também o post sobre uso correto de Beta-2-agonista na crise de asma

Deixe seu comentário abaixo. Conte a sua experiência!

 

Print Friendly, PDF & Email
Tags
Mostrar mais

Dr. Antonio Girotto

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade do Sul Santa Catarina e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta