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Produtividade: como evitar os ‘ladrões do tempo’?

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Correria entre consultas, estudos e vida pessoal? Acompanhe 5 dicas imperdíveis para economizar tempo nas tarefas do dia-dia.

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Vira e mexe, temos a sensação de que o dia não “rendeu” e de que não temos tempo para nada. Mas, ao mesmo tempo, olhamos à nossa volta e percebemos que algumas pessoas conseguem ser mais produtivas.

atrapalhando a atencao no trabalhoIsso acontece porque alguns têm mais facilidade do que outros para estabelecer prioridades, calcular prazos e manter o foco. E esse controle do tempo é fundamental para que profissionais como os da área de saúde consigam conciliar a vida pessoal e a profissional, geralmente tomada por consultas, exames e cirurgias.

Para aqueles que querem ou precisam que o tempo renda ainda mais – ou seja, quase todos nós –, muitas vezes temos que ter uma mudança significativa no nosso cotidiano.

Para começar, uma dica é fugir dos chamados “ladrões do tempo”. O cérebro faz de tudo para minimizar esforços e adiar as coisas. Isso fica claro quando nos deparamos com uma tarefa que é muito difícilcomplicadachata ou fácil demais, pois procuramos algo que nos distraia. Redes sociais, e-mails, internet e mensagens de celular, nossos grandes ladrões atuais, acabam tomando muito mais tempo do que imaginamos. Neste caso, estabelecer um horário e um tempo limite de acesso para eles é essencial.

As interrupções constantes são outro problema. Estudos indicam que levamos de 7 a 14 minutos para retomar a concentração quando mudamos de uma tarefa para outra. Se o profissional for interrompido 27 vezes em um dia, por exemplo, o que não é incomum, perderá 4h30 de trabalho.

Uma vez que esse tempo não está sendo usado para produzir, mas sim para “reaquecer” o cérebro, manter o foco é fundamental.

 

DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E ORGANIZAR SEU TEMPO

  1. APROVEITE A MANHÃ
    Uma pesquisa feita pela Universidade americana de Harvard mostra que o período da manhã é o mais produtivo. Use a melhor parte do seu dia para fazer as tarefas mais importantes.
  2. CONTROLE O TEMPO DE USO DAS REDES SOCIAIS
    Só para reforçar: estabeleça horários para acessar e-mails, Whatsapp e redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.
  3. DESCANSE
    Descansar é uma atitude saudável, já que o descanso tem um efeito calmante, melhora a circulação sanguínea, aumenta a concentração, potencializa a visão e melhora o humor. No sinal de cansaço, lembre-se de descansar!
  4. PLANEJE SEU DIA
    Faça uma lista com as tarefas do dia seguinte e estabeleça o que é prioridade.
  5. USE APLICATIVOS
    Use o seu smartphone também para gerir seu tempo, com o uso de apps como o Evernote (organizar e acompanhar a execução de tarefas) e o Wunderlist (ferramenta que permite delegar funções e acompanhar o andamento delas), que ajudam a organizar e controlar o seu dia-a-dia.

 

A gente sabe que não é nada fácil conseguir mudar o nosso cotidiano pois isso exige, antes de mais nada, força de vontade para querer transformar. Por isso, sempre daremos dicas e sugestões para você saber como gerir melhor o seu tempo.

Assim, você também consegue tempo para ler nossas dicas de como controlar as suas finanças! Acompanhe também o blog Saúde Mais Ação para mais informações.

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Dr. Alexandre Rosa

Médico Especialista em Doenças da Retina e Vítreo. Doutor em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará. CAO, Saúde mais Ação. Consultor Certificado da Evernote no Brasil.

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