Conteúdo Especial

Método GTD: uma maneira de fazer acontecer e organizar seu tempo

Compartilhe conhecimento:

Conheça a metodologia GTD (‘Getting Things Done’) e entenda como ela pode ajudar a trazer ordem em meio ao ‘caos’ das atribuições do dia a dia.

 

FAÇA AS COISAS ACONTECEREM

Você sabe o que é GTD?

A sigla para Getting Things Done diz respeito a um método de gerenciamento do tempo que dá nome ao livro do guru em produtividade David Allen.

No Brasil, a obra – que já foi traduzida para 28 idiomas – foi lançada em 2001 com o título “Produtividade Pessoal – A arte da produtividade sem stress” e, em 2005, relançada com o título “A Arte de Fazer Acontecer – Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo“.

Your mind is for having ideas, not for holding them

O método se baseia na ideia de que para deixar a nossa mente livre para nos concentrarmos na execução das tarefas, precisamos registrar todas elas em algum lugar. “Your mind is for having ideas, not for holding them” (“Sua mente serve para ter ideias, não para armazená-las”) é o mantra de Allen.

Pensando nisso, confira, a seguir, os cinco passos para não deixar com que o caos tome conta de você:

cinco passos do getting things done

 

CAPTURE

Use um bloco de anotações, um gravador de voz ou um aplicativo para registrar tudo o que exige sua atenção. Sejam elas coisas grandes, pequenas, profissionais ou pessoais. Toda sua lista de afazeres (“to do’“) em execução ou que precisam ser feitos devem ser anotados.

PROCESSE

Pegue tudo o que você capturou e pergunte: isso é mesmo necessário? Se não for, jogue no lixo ou guarde como referência para o futuro. Se sim, decida qual será a próxima ação. Se a tarefa exigir até dois minutos para ser executada, faça-a imediatamente. Caso contrário, delegue se você puder ou coloque em uma lista de afazeres.

ORGANIZE

Coloque lembretes nas listas certas. Por exemplo: crie listas por categoria, como ligações para fazer, e-mails para enviar, trabalhos para entregar… e por aí vai.

REFLITA

Olhe para as suas listas com frequência para verificar a próxima coisa a ser feita. Faça uma revisão semanal para enxugar essa lista, atualize-a e clareie sua mente.

EMPENHE-SE

Adote um sistema que permita com você execute as tarefas de forma mais apropriada e confiante.

 

COMO LIDAR MELHOR COM O STRESS

lista de coisas a fazer
Anotar seus afazeres é algo simples, mas extremamente eficiente na hora de organizar melhor seu tempo.

Allen também dá algumas dicas para lidar melhor com o estresse. São elas:

  • Entenda primeiro que você na verdade está em estresse (e isso pode ser revertido!)
  • Determine o que está causando este estresse
  • Avalie o que você gostaria de ter para melhorar essa situação. Qual o resultado desejado? Como você gostaria de se sentir?
  • Decida se há alguma ação que possa ser tomada para ter algum progresso
  • Concentre-se em algumas atividades capazes de melhorar essa situação

Gostamos do GTD porque ele é um sistema que ajuda os indivíduos e as empresas a trazer ordem em meio ao caos. Ele permite melhorar a performance e a capacidade de inovação. E, sobretudo, aliviar a sensação de sobrecarga, trazendo foco, clareza e confiança para o dia a dia.

Para conhecer melhor o método, acompanhe o site http://gettingthingsdone.com. Além de conteúdos bacanas, com dicas para aplicar no dia a dia, você pode testar seus pontos fortes e oportunidades de melhoria nesse outro link aqui: http://gettingthingsdone.com/gtd-q/. Não bloqueie sua mente! Libere-a para a execução e a criatividade!

E para conferir as melhores dicas de como gerir o seu tempo e controlar as finanças, não perca as novidades do Saúde Mais Ação (saudemaisacao.com.br).

Etiquetas
Mostrar mais

Dr. Alexandre Rosa

Médico Especialista em Doenças da Retina e Vítreo. Doutor em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal do Pará. CAO, Saúde mais Ação. Consultor Certificado da Evernote no Brasil.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo