Endocrinologia

Obesidade Infantil e Antecipação da Puberdade — Quais as Evidências Atuais?

Compartilhe conhecimento:

O que a literatura médica e científica nos diz sobre a influência do peso na antecipação da puberdade? Revisamos os principais dados neste artigo.

Haveria alguma interferência do excesso de peso na evolução da puberdade?

Sabemos que, pelo menos nos últimos 30 anos, a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes vem aumentando no mundo todo, tornando-se um problema de saúde pública. Lobstein e col. mostraram que, em 2012, entre 30 e 35% das crianças dos Estados Unidos estavam acima do peso. Esse processo acaba se repetindo em outros países dos demais continentes, e os dados do Brasil mostraram uma prevalência de 15% das crianças acima do peso [1]. Infelizmente, a curva permanece de forma crescente.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dr. Thiago Santos Hirose

Endocrinologia Pediátrica. Médico pediatra e endocrinologista pediátrico pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP. Educador em diabetes pela ADJ Diabetes Brasil/Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD)/Federação Internacional de Diabetes (IDF) região das Américas do Sul, Central e Caribe (SACA). Pós-graduação em Nutrição Pediátrica pela Universidade de Boston.

Endereço do consultório: Avenida Senador César Vergueiro, 571 – Ribeirão Preto – SP

Fone: (16) 3329.1337/1338; 98158.2279

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo