Medicina IntensivaPediatria GeralPneumologiaUrgência & Emergência

Derrame Pleural Parapneumônico

Compartilhe conhecimento:
Olá, seguidor PortalPed!

Recentemente cuidei de algumas crianças com pneumonia complicada com derrame pleural, com evoluções bem distintas. Também tive a oportunidade de escutar diferentes opiniões de colegas médicos sobre o assunto, com diversas justificativas para o modo como conduzem estes casos.

Como todos sabem, nós não trabalhamos com uma ciência exata e, portanto, precisamos da ajuda dos estudos clínicos para escolhermos a melhor maneira de cuidar de nossos pequenos e doentes clientes. Temos que lembrar ainda que, a cada dia que passa, novos recursos são desenvolvidos, seja no campo do diagnóstico, seja no campo terapêutico. Tais mudanças podem trazer avanços significativos no cuidado das crianças doentes ou até mostrar uma forma totalmente nova de condução clínica.

Frente a essa motivação, resolvi fazer uma revisão sobre o que a literatura nos traz, de modo a nos ajudar a escolher a melhor forma de abordar o derrame pleural que surge como complicação de uma pneumonia. Divido essa minha revisão e conto com vocês para compartilhar o conhecimento!

Pneumonia e o derrame pleural

Não pretendo abordar outras formas de derrame pleural neste momento, como os transudatos decorrentes de insuficiência cardíaca, colagenoses ou mesmo derrames decorrentes de doenças neoplásicas. Também não pretendo me ater aos casos de origem intra-hospitalar, frente à grande variedade de agentes causadores e diferentes perfis microbiológicos e clínicos.

Vou focar a revisão na condução do derrame pleural parapneumônico (DPP), decorrente de Pneumonia adquirida na comunidade.

A pneumonia adquirida na comunidade é uma enfermidade frequente que leva milhares de crianças à internação hospitalar todo ano no Brasil. Nesse universo de casos, entre 2 e 12% apresentam derrame pleural, a mais comum das complicações. A incidência varia ao longo do tempo e região e é diretamente relacionada à cobertura vacinal. Os Estados Unidos demonstram com nitidez essa flutuação após a criação da Vacina Pneumo-7, depois com a Pneumo-13, por exemplo.

O derrame pleural parapneumônico pode ser:

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Etiquetas
Mostrar mais

Dr. Sidney Volk

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação e especialização pela Unicamp. Membro do corpo editorial do PortalPed.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo