Alergia & Imunologia

Anafilaxia: causas, diagnóstico e tratamentos

Parte considerável dos profissionais de saúde não sabe reconhecer e tratar a anafilaxia. Atualize seus conhecimentos sobre esta síndrome potencialmente fatal.

Compartilhe conhecimento:

Aanafilaxia é uma síndrome multissistêmica aguda, potencialmente fatal, resultante da liberação súbita de mediadores derivados de mastócitos e basófilos na circulação. O termo “anafilaxia” tem sido tradicionalmente usado para eventos dependentes de IgE, e o termo “reação anafilactóide” para descrever eventos independentes de IgE, embora as duas reações sejam frequentemente indistinguíveis clinicamente1. A World Allergy Organization (WAO) classifica a anafilaxia como imunológica ou não imunológica, conforme demonstrado abaixo.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dra. Priscila Moraes

Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS - UNILUS). Residência Médica em Pediatria pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Especialização em Alergia e Imunologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Estágio em Imunologia Clínica e Alergia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Título de Especialista em Alergia e Imunologia pela ASBAI/AMB. Membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Membro da European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI). Membro da World Allergy Organization (WAO). Pós-graduação em andamento, pelo HC-FMUSP.
Botão Voltar ao topo