InfectologiaPediatria Geral

Úlceras Genitais em Meninas

Compartilhe conhecimento:
A presença de úlceras genitais em meninas é motivo de enorme apreensão, tanto por parte dos pais como dos médicos. Isso porque a possibilidade de serem vinculadas a abuso sexual e doenças sexualmente transmissíveis é sempre a primeira hipótese pensada. Todavia, você sabia que existem úlceras genitais causadas por vírus e bactérias não transmitidas sexualmente? Sabia que doenças sistêmicas, traumas e câncer também podem ocasionar essas lesões aftosas? Acompanhe o resumo a seguir sobre úlceras genitais e saiba que doenças você deveria pensar ao se deparar com este achado.

ÚLCERAS GENITAIS EM MENINAS: TIPOS E CLASSES

As úlceras genitais, quando diagnosticadas em meninas pré-púberes, sempre leva os médicos e pais a pensarem em abuso sexual e infecções relacionadas ao ato. Em muitos casos, a história de contato sexual não é confirmada, e outros diagnósticos devem ser pensados para que se possa tratar o problema adequadamente. Doenças sistêmicas, infecções virais e bacterianas não transmitidas por contato sexual, traumas, além de neoplasia, podem ocasionar o aparecimento dessas lesões [1,2,3,4,5].

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 
Mostrar mais

Dr. Breno Montenegro Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.
Do mesmo autor
Fechar
Botão Voltar ao topo