Pediatria Geral

Cuidados com a saúde das crianças nas férias de inverno

Compartilhe conhecimento:

A saúde precisa ser prioridade em qualquer estação do ano, mas porque é importante priorizar os cuidados no inverno?  

O primeiro ponto é que, com a chegada do inverno, as ocorrências de infecções das vias aéreas aumentam, principalmente nas crianças em idade escolar. ¹

Os dias mais frios favorecem a disseminação de vírus causadores de infecções, como as gripes e resfriados, ou até mesmo a covid-19. Além disso, também podemos citar doenças como sinusite, rinite, crises de asma, bronquite, otite, pneumonia e outras. ¹ ² 

Isso acontece porque, no inverno, ficamos mais tempo em locais fechado e com pouca ventilação, o que facilita a circulação dos microrganismos, inclusive os vírus. ²

Então, hoje, trouxemos dicas para ajudar a cuidar melhor da saúde infantil nesse período.  

Vacinação

Esse tópico é importante o ano inteiro, não importa a estação, o clima, o vento. A vacinação precisa ser prioridade a qualquer momento. ³

As vacinas ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, fazendo com que as células reconheçam o invasor sem que a doença seja contraída. ³

Por isso, é importante sempre checar o calendário vacinal em todas as idades e mantê-lo em dia, evitando doenças e protegendo a saúde das crianças durante o ano todo. ³

Não esqueça que você é uma inspiração para elas, por isso, é importante que mantenha a sua vacinação em dia também, isso as encoraja a não ter medo de tomar vacinas e protege a saúde de toda a família. ³

Alimentação

No inverno, é comum buscarmos por coisas quentinhas como sopas, chá e até mesmo chocolate quente para aquecer. Mas e as crianças? A partir de um ano, elas já começam a participar mais das refeições em família. ⁴ 

IMPORTANTE: converse com um pediatra antes de mudar qualquer coisa na alimentação delas.  

Sopas

Sopas de legumes são uma boa aposta no inverno. Além de aquecerem, fornecem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Também é uma ótima maneira de incluir novos alimentos na dieta delas, bater a sopa no liquidificador e oferecê-la mais cremosa pode ser uma boa opção.  

Veja algumas ótimas apostas para sopas: ⁵

  • Mandioquinha 
  • Mandioca 
  • Abóbora
  • Batata
  • Couve 

Vegetais e frutas  

Frutinhas são sempre bem-vindas na alimentação das crianças, por isso, converse com o pediatra sobre a possibilidade de oferecer frutas quentes também como banana, abacaxi e maçãs assadas.  

Além disso, os vegetais podem continuar na dieta. Abuse dos preparos refogados, grelhados e no vapor que deixam tudo quentinho e saboroso, além de mega nutritivo. Acrescentando uma proteína ensopada ou cozida com vegetais, você também deixa o prato mais colorido, atrativo e com diversidade de alimentos.  

Hidratação 

No inverno, a sede pode acabar diminuindo, mas isso não significa que beber água se torna dispensável. É muito difícil que a criança venha pedir água, por isso, fique de olho e acompanhe a hidratação dela ao longo do dia.  

Uma boa hidratação é fundamental para o organismo repor as perdas e evitar as doenças típicas da estação.   

Aproveitando o tópico de hidratação, hidratar as mucosas nasais é muito importante. Para isso, você pode optar pela lavagem ou pelas inalações. ³

Pontos de atenção 

Um bom hábito que a pandemia deixou foi a maior frequência de higienização das mãos. De acordo com a OMS, a lavagem correta das mãos pode reduzir em até 40% os riscos de contrair doenças como conjuntivite, gripe ou dor de garganta. ⁶

Por isso, ensine a lavagem de mão correta antes de comer, quando chegam da rua e depois de brincar. Em uma estação em que as doenças são mais comuns, a higienização das mãos pode ser uma boa prevenção a elas.  

Além disso, o consumo de vitamina D também é recomendado uma vez que, no inverno, com dias mais curtos e frios, o contato com a exposição solar tende a diminuir. Converse com um pediatra sobre como acrescentá-la melhor no dia a dia da criança.

Manter os ambientes arejados para uma melhor circulação de ar e usar roupas adequadas, são hábitos importantes para manter a temperatura corporal, mas tente evitar tecidos que piniquem ou que possam dar alergia na pele delas.

Alguns hábitos simples podem preservar melhor a saúde infantil e de toda a família durante essa estação fria, mas nunca deixe de pedir orientações ao pediatra e segui-las corretamente.  

Referências: 
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Chegada do Inverno favorece ocorrências de infecções de vias aéreas superiores. 19 jun. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/chegada-do-inverno-favorece-ocorrencias-de-infeccoes-de-vias-aereas-superiores/. Acesso em: 26 jun. 2023.  
  2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Biblioteca Virtual em Saúde. 27/5 – Inverno aumenta risco de doenças respiratórias. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/27-5-inverno-aumenta-risco-de-doencas-respiratorias/#:~:text=As%20temperaturas%20mais%20baixas%20favorecem,asma%20e%20bronquite%20aumentam%20consideravelmente. Acesso em: 26 jun. 2023.  
  3. EINSTEN. SINTOMAS E DOENÇAS Confira aqui as 7 dicas para manter a saúde no inverno. 16 abr. 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/saude-no-inverno/. Acesso em: 26 jun. 2023. 
  4. INSTITUTO PENSI. Alimentação no inverno: dicas saudáveis para a família toda. 14 jul. 2022. Disponível em: https://institutopensi.org.br/alimentacao-no-inverno-dicas-saudaveis-para-a-familia-toda/. Acesso em: 26 jun. 2023.  
  5. SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO. Saiba como manter uma alimentação mais saudável no inverno. 22 jun. 2020. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/saiba-como-manter-uma-alimentacao-mais-saudavel-no-inverno/. Acesso em: 26 jun. 2023.  
  6. PARANÁ GOVERNO DO ESTADO. Com a chegada do inverno, Sesa alerta sobre os cuidados para proteger a saúde. 21 jun. 2023. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Com-chegada-do-inverno-Sesa-alerta-sobre-os-cuidados-para-proteger-saude. Acesso em: 26 jun. 2023.  
Mostrar mais

PortalPed

Somos um grupo de pediatras que adoram compartilhar conhecimentos sobre a profissão com nossos colegas, com estudantes de Medicina e com o público no geral. Venha conosco nesta jornada de aprendizado!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo