NutrologiaSaúde e Desenvolvimento

Vitaminas: uma introdução

Compartilhe conhecimento:

O nome vitaminas vem da junção do termo Vital + Aminas. Ou seja, são essenciais (vitais) e têm radical nitrogenado (aminas). A essencialidade de um nutriente pode ser definida pela sua importância e, principalmente, pelas consequências nefastas ao organismo quando de sua deficiência ou ausência.

De fato, as vitaminas são coenzimas o que faz que tenham papéis em múltiplas reações fundamentais ao funcionamento adequado do ser humano.

Classicamente, as vitaminas são divididas em lipossolúveis e hidrossolúveis. Na totalidade de 13 vitaminas essenciais ao ser humano.

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Dr. Roberto José Negrão Nogueira

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas. Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Médico Assistente da Universidade Estadual de Campinas, Coordenador Clínico da EMTN do HC da UNICAMP, Médico Assistente do Hospital Centro Médico de Campinas. Professor Colaborador da pós graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (FCM UNICAMP). Professor Doutor da Faculdade São Leopoldo Mandic. Mandic da graduação e pós graduação

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo