Tecnologia

OMS sugere tempo de tela para crianças até 05 anos

Quanto tempo uma criança deve ficar brincando em telefones, tablets e videogames, ou assistindo televisão? Um dos mais relevantes órgãos de saúde pública tem uma opinião bastante severa sobre a questão.

Destaques
  • OMS defende que crianças com menos de 02 anos não devem utilizar aparelhos eletrônicos
  • Uso nas idades de 02 a 05 anos deve ser extremamente limitado
  • Outros guidelines trazem abordagens diferentes, levando em consideração como os aparelhos são utilizados.
Compartilhe conhecimento:

OMS - Guidelines on physical activity sedentary behaviour and sleep for children - 2019No final de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou seus novos guidelines sobre atividade física, sedentarismo e sono para crianças até 05 anos de idade. As orientações principais são bem claras: “Para que cresçam saudáveis, as crianças devem ficar menos sentadas e brincar mais”, afirma o material de divulgação.

A fim de diminuir o impacto do sobrepeso e da obesidade em todo o mundo, apontado no guideline como um perigo de saúde pública de altíssima relevância, a OMS recomenda que as crianças sejam estimuladas desde cedo a praticar atividades físicas e a ter um uso tecnológico controlado, evitando o sedentarismo geralmente associado ao uso de smartphones, tablets e computadores.

 

Segundo a OMS, mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido à falta de atividade física. Além disso, 23% dos adultos e 80% dos adolescentes não são suficientemente ativos no dia a dia.

“A primeira infância é um período de desenvolvimento rápido e uma época na qual os padrões de comportamento familiar podem ser adaptados para gerar benefícios à saúde”, afirmou em comunicado à imprensa o Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

USO DAS TELINHAS

De acordo com o relatório:

  • Crianças com menos de dois anos não devem utilizar aparelhos eletrônicos;
  • Crianças de 02 a 05 anos podem utilizar tais dispositivos por, no máximo, 1h por dia.

 

ATIVIDADES FÍSICAS

  • Crianças a partir de 01 ano devem brincar pelo menos 180 minutos diários de maneira ativa, em atividades de intensidade variável; quanto maior a quantidade de tempo gasto brincando, melhor.

 

SONO

  • A OMS recomenda as seguintes quantidades diárias de horas de sono, para cada faixa etária:
    • 0 a 3 meses: 14h a 17h
    • 4 a 11 meses: 12h a 16h
    • 01 a 02 anos: 11h a 14h
    • 03 a 04 anos: 10h a 13h

 

CRÍTICAS E DIFERENÇAS COM OUTROS GUIDELINES

O novo guideline da OMS tira suas principais conclusões de um review de 2017, publicado na BMC Public Health, que buscou correlacionar sedentarismo e saúde em crianças até 04 anos.

À época de lançamento deste review, associações médicas destacaram que os próprios autores do estudo apontaram que ele traz dados de baixa confiabilidade – dos 96 papers analisados no review, 54 deles traziam correlações entre sedentarismo e saúde, e 53 destes (ou seja, 98%) apresentavam evidências de “qualidade muito baixa”, de acordo com o framework GRADE.

Outros guidelines lançados recentemente incluem em suas análises de tempo de uso de telas a qualidade dessas interações.

Tanto o guideline de 2019 da UK Royal College of Paediatrics and Child Health (RCPCH) quanto o de 2016 da American Academy of Pediatrics levam em consideração o contexto no qual o uso de gadgets e televisão/computadores é feito.

No geral, caso o uso seja compartilhado com amigos ou a família e contenha elementos educativos, ele não é necessariamente ruim para o desenvolvimento.

 

Veja também

Doutor, Quanto Tempo Posso Deixar meu Filho Jogar no Tablet e Assistir TV?

 

A CRIANÇA ESTÁ USANDO A TECNOLOGIA DO JEITO CERTO?

O guideline da RCPCH levanta as seguintes questões para os pais:

  • O tempo de uso de telinhas está sendo controlado?
  • Ele está interferindo com o que a família deseja fazer?
  • Ele está interferindo no sono da criança?
  • As crianças estão ingerindo alimentos enquanto se divertem com aparelhos eletrônicos?

De acordo com diversos estudos, os pais modernos acreditam, em sua maioria, ser praticamente impossível impedir que seus filhos se tornem “consumidores” de tecnologia.

Ao refletir sobre os aspectos apresentados acima pela RCPCH, além dos alertas levantados pela OMC, os pais podem analisar com mais cuidado como seus filhos utilizam a tecnologia e, assim, controlar melhor seu uso e estimular atividades menos sedentárias.

 

 

REFERÊNCIAS

  • World Health Organization. (‎2019)‎. Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. World Health Organization. http://www.who.int/iris/handle/10665/311664. License: CC BY-NC-SA 3.0 IGO
    • https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664
  • Systematic review of the relationships between sedentary behaviour and health indicators in the early years (0–4 years). BMC Public Health. 2017; 17(Suppl 5): 868.
    • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5773886/
  • The health impacts of screen time: a guide for clinicians and parents
    • https://www.rcpch.ac.uk/sites/default/files/2018-12/rcpch_screen_time_guide_-_final.pdf
Mostrar mais

PortalPed

Somos um grupo de pediatras que adoram compartilhar conhecimentos sobre a profissão com nossos colegas, com estudantes de Medicina e com o público no geral. Venha conosco nesta jornada de aprendizado!
Botão Voltar ao topo