Gengibre: uma estratégia no tratamento da gastroenterite aguda
Pesquisa divulgada este mês revela benefícios no uso do gengibre para tratamento pediátrico da gastroenterite aguda.
VEJA TAMBÉM
QUADRO GERAL DA GASTROENTERITE AGUDA
A gastroenterite é uma infecção intestinal caracterizada por diarreia, cólicas, vômito e febre. Embora a doença seja normalmente tratada e curada em poucos dias em adultos, o quadro infantil pode ser muito mais grave.
A fácil transmissão da doença – seja por contato direto com pessoas infectadas ou por água e alimentos contaminados – contribui para o grande número de casos e, consequentemente, para seu alto impacto econômico. Todos os anos, são registradas entre 3 e 5 bilhões de casos novos, sendo mais de 2 milhões delas apenas no Brasil. Na verdade, é esperado que todas as crianças tenham ao menos um caso de gastroenterite aguda ao longo dos três primeiros anos de vida. A doença é responsável por mais de 87 mil visitas a hospitais por ano, sendo uma das principais causas de admissão em prontos-socorros pediátricos.
POR QUE ESTUDAR A INFLUÊNCIA DO GENGIBRE?
Estudos anteriores já haviam verificado que o gengibre era eficaz para tratar vômitos em mulheres grávidas e em pacientes adultos submetidos a tratamentos de quimioterapia. Este, entretanto, foi o primeiro a aplicar o alimento no tratamento de crianças.
DETALHES E RESULTADOS DO ESTUDO
A pesquisa, liderada pelo Dr. Roberto Berni da Universidade de Nápoles Federico II, analisou 141 crianças de idade entre 1 e 10 anos com casos de gastroenterite aguda. O estudo consistiu em comparar os resultados do tratamento com gengibre com um grupo controle que recebeu apenas placebos.
Os pesquisadores verificaram que, no grupo tratado com gengibre, o número de episódios de vômito foi 20% menor e o número de crianças que perderam ao menos um dia de aula foi 28% inferior. Desta forma, o grupo do Dr. Berni indica que seus achados podem contribuir não apenas para reduzir a severidade e duração dos vômitos nos quadros de gastroenterite, como também para diminuir o número de dias perdidos pelas crianças na escola e pelos pais no trabalho.
“A gastroenterite aguda não é apenas uma condição desagradável para as crianças; ela tem um fardo significativo para os pais, as escolas e os sistemas de saúde”, comentou o Dr. Berni. “Nós antecipamos que os resultados terão um grande impacto na prática clínica e no aconselhamento de pais sobre o tratamento da gastroenterite aguda, potencialmente salvando vidas ao redor do mundo. As pesquisas devem testar, agora, se o gengibre também é eficaz no tratamento de vômito em crianças que não estão com gastroenterite aguda”.