Infectologia

Rat Bite Fever (Febre da Mordedura do Rato) – Sodoku

Febre, artrite e exantema podem ser sinais da Febre da Mordedura do Rato, uma doença potencialmente fatal. Saiba o que é e como identificá-la.

Compartilhe conhecimento:
O rato, além da leptospirose, pode causar outras doenças. Dentre elas, há uma sobre a qual a grande maioria dos médicos nunca escutou falar: a febre da mordedura do rato. Esta doença causa febre, artrite e exantema, entre outras manifestações. Você sabia que mais de 50% dos relatos sobre essa doença são em crianças pobres e menores de 5 anos? Leia e conheça mais sobre a rat bite fever a seguir.

 

Aspectos Gerais

“Se não tratada, a taxa de mortalidade da Febre da Mordedura do Rato pode chegar a até 10%”.

A febre da mordedura do rato é uma doença zoonótica rara, transmitida por roedores por meio da urina ou por secreções das mucosas. A doença é caracterizada por febre recorrente e poliartralgia migratória. Ela ocorre devido a certas bactérias encontradas na flora oral normal dos roedores: Spirillum minus (que causa uma variação da doença também conhecida como sodoku), Streptobacillus moniliformis ou, muito raramente, o Streptobacillus notomytis [1,2,3].

portalped - divisor cadeado

Está gostando desse texto?

Cadastre-se gratuitamente no PortalPed para ler o restante da matéria!

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Dr. Breno Nery

Médico pediatra especializado em medicina intensiva pediátrica, com graduação pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização pela Unicamp.

Artigos Relacionados

Do mesmo autor

Fechar
Botão Voltar ao topo