Arquivos PortalPed

Dica: procurando por um conteúdo específico? Utilize a barra de buscas do menu superior!

 

Exposição Médica em Mídias Sociais: como evitar e se proteger de ataques virtuais

Publicado em
Mídias sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn sacramentaram uma nova forma de comunicação entre as pessoas, tornando-se importantes ferramentas para conectá-las ao redor de todo o mundo, elevando o termo “globalização” a patamares nunca antes experimentados. Apesar dos muitos aspectos positivos provenientes disso, há sempre circunstâncias danosas que…
Categoria(s): Ética Médica

14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes

Publicado em
A data de 14 de novembro é celebrada internacionalmente como o Dia Mundial do Diabetes. Inúmeras Associações Médicas, Científicas e de Pacientes, além de governos e celebridades, aproveitam as comemorações para divulgar dados, informações e orientações sobre o manejo do diabetes e, em especial, a prevenção da doença. A relevância…
Categoria(s): Conteúdo Especial

Fake news: a importância do engajamento médico no combate às notícias falsas

Publicado em
SAÚDE SEM FAKE NEWS! Participe e compartilhe o grupo oficial de Whatsapp do Ministério da Saúde que checa a veracidade de informações médicas. (61) 99289-4640 Muito embora as vacinas sejam comprovadamente uma das maiores conquistas da humanidade, estamos diante de um cenário preocupante em que os movimentos antivacinas crescem, sempre…
Categoria(s): Vacinas

Resumos das novas orientações para UTIs Pediátricas da AAP

Publicado em
A edição de outubro da Pediatrics trará uma importante revisão de guidelines sobre UTIs Pediátricas (UTIPs), com novas classificações e orientações para centros de saúde e profissionais da área. Especialistas da AAP (American Academy of Pediatrics) e da SCCM (Society of Critical Care Medicine) analisaram dados de 329…
Categoria(s): Medicina Intensiva, Pediatria Geral, Saúde Da Criança

Rat Bite Fever (Febre da Mordedura do Rato) – Sodoku

Publicado em
O rato, além da leptospirose, pode causar outras doenças. Dentre elas, há uma sobre a qual a grande maioria dos médicos nunca escutou falar: a febre da mordedura do rato. Esta doença causa febre, artrite e exantema, entre outras manifestações. Você sabia que mais de 50% dos relatos sobre…
Categoria(s): Infectologia

Bronquiolite Viral Aguda (BVA) grave e seus fenótipos

Publicado em
A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma das afecções mais comuns na primeira infância e seu diagnóstico continua sendo clínico. Embora a BVA seja considerada uma entidade única, o curso clínico e a gravidade são altamente variáveis. Estudos recentes sugerem que a BVA é uma doença heterogênea. Nas crianças…
Categoria(s): Infectologia

Escabiose (sarna humana): uma atualização

Publicado em
A escabiose é causada por um ácaro e é um motivo frequente de procura à atendimento médico. A falta de tratamento dos contactantes, mesmo assintomáticos, e a não orientação sobre cuidados que devem ser tomados com as roupas pessoais e de cama gera uma taxa de reinfestação elevada. Atualize-se…
Categoria(s): Infectologia, Pediatria Geral

Miíase, Berne ou Bicheira: tipos, diagnósticos e tratamentos

Publicado em
A miíase ocorre mais frequentemente em animais domesticados do que em seres humanos. Porém, quando ocorre, gera muita ansiedade e desconforto. A deposição de ovos de mosca em feridas ou orifícios do corpo com posterior eclosão, originando larvas que se alimentam de tecido humano, é a base desta doença.…
Categoria(s): Infectologia

Síndromes Toxicológicas: identificação, abordagens e tratamentos

Publicado em
As intoxicações exógenas ocorrem com certa frequência nos atendimentos no departamento de Emergência. Existem inúmeras medicações que podem ocasionar essas intoxicações. Elaboramos uma revisão sobre o tema e uma tabela para facilitar o diagnóstico baseado nos achados clínicos.  
Introdução As intoxicações exógenas causadas por medicamentos seguem padrões diferentes…
Categoria(s): Pediatria Geral, Urgência & Emergência

Sarampo: é possível vacinar pacientes imunodeprimidos?

Publicado em
O preocupante crescimento de casos de sarampo no Brasil e no mundo coloca a população em alerta. Outrora erradicado no país, o sarampo voltou a ocorrer em solo brasileiro: 646 casos de sarampo confirmados até a semana epidemiológica 30 (21/07 a 27/07/2019) em diferentes regiões. Quando estendemos o olhar…
Categoria(s): Vacinas

Como pediatras receitam antibióticos ao redor do mundo? Estudo global revela grandes discrepâncias

Publicado em
A CLASSIFICAÇÃO "AWARE" A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, em 2017 [1], uma classificação de antibióticos chamada de "AWaRe", acrônimo de Access, Watch and Reserve Index (algo como Índice de Acesso, Acompanhamento e Reserva, em tradução livre). De acordo com esse índice, os antibióticos são divididos em três…
Categoria(s): Infectologia

The Lancet: estudo global identifica principais causadores da pneumonia em crianças

Publicado em
A pneumonia é uma das principais preocupações dos pediatras. Afinal, os números e as estatísticas relacionadas a ela são impactantes: anualmente, mais de 100 milhões de casos de pneumonia em crianças são reportados em todo o mundo, com cerca de 900 mil fatalidades confirmadas; a pneumonia é a principal…
Categoria(s): Infectologia, Vacinas

Artigo comentado: o efeito do uso rotineiro de vacinas pneumocócicas conjugadas na imunização infantil

Publicado em
O artigo de revisão a seguir, de autoria da pesquisadora Maria Cristina de Cunto Brandileone, foi originalmente veiculado na Revista Imunizações, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Imunizações, volume 11, número 04, DEZ/2018. Reprodução autorizada. O texto a seguir é exatamente aquele publicado na revista, sem nenhuma alteração no conteúdo…
Categoria(s): Vacinas

Aminoglicosídeos: uma, duas ou três vezes ao dia?

Publicado em
Se existe uma verdade absoluta em Medicina, é que medicamentos apresentam efeitos colaterais. Quase 100% das vezes em que abrimos a bula, lá encontramos, depois do efeito desejado das drogas, uma lista (algumas com poucas linhas, outras com mais de uma página) de efeitos adversos das medicações. Todos sabemos…
Categoria(s): Farmacologia, Nefrologia, Toxicologia

Série Sepse: o manejo clínico inicial

Publicado em
Olá, seguidor do PortalPed. O texto de hoje é um complemento do post "Sepse – Diagnóstico e Atualizações do ILAS 2019", também baseado no documento publicado em fevereiro de 2019. Resumo, aqui, os principais pontos do manejo clínico, tanto no primeiro atendimento como nos cuidados dentro da terapia intensiva.…
Categoria(s): Medicina Intensiva, Urgência & Emergência
Botão Voltar ao topo