Arquivos PortalPed

Dica: procurando por um conteúdo específico? Utilize a barra de buscas do menu superior!

 

Antitérmicos: quais as preconizações

Publicado em
Os antitérmicos são medicações extensamente utilizadas no dia-a-dia do Pediatra. Por isso mesmo, conhecer detalhes sobre a utilização e a eficácia de cada um dos diferentes medicamentos é fundamental. Você sabia que a dipirona, não utilizada nos EUA pelo risco de agranulocitose, não é preconizada em menores de 3…
Categoria(s): Pediatria Geral

OMS sugere tempo de tela para crianças até 05 anos

Publicado em
No final de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou seus novos guidelines sobre atividade física, sedentarismo e sono para crianças até 05 anos de idade. As orientações principais são bem claras: "Para que cresçam saudáveis, as crianças devem ficar menos sentadas e brincar mais", afirma o material…
Categoria(s): Tecnologia

Escala de Coma de Glasgow Original, Pediátrica, com Resposta Pupilar e para Intubados: Revisão

Publicado em
A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é uma medida amplamente utilizada em pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE) para avaliar o nível de consciência e, assim, classifica-lo em categorias. Além da ECG "tradicional", existem algumas variações e atualizações menos difundidas e utilizadas no dia a dia do consultório médico,…
Categoria(s): Medicina Intensiva, Urgência & Emergência

Aumenta número de mortes de bebês por sufocamento durante o sono

Publicado em
Um estudo publicado na edição de abril de 2019 da Pediatrics mostra que, apesar de intensas campanhas públicas de conscientização, muitos pais ainda colocam seus bebês para dormir de maneira perigosa, o que reflete em dados preocupantes de mortes de neonatos. O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de…
Categoria(s): Saúde Da Criança

Febre e Febrefobia

Publicado em
“Doutor, meu filho está apresentado febre. Quantas vezes preciso acordar à noite para saber se ele estará febril para dar remédio a ele?” Quantos de nós, pediatras, já ouvimos essa mesma frase? Com o tempo, o que tem mudado no comportamento dos pais diante de um quadro de febre…
Categoria(s): Pediatria Geral, Urgência & Emergência

Hipertensão Arterial, Emergência e Urgência Hipertensivas: Definições

Publicado em
Em 2017, a Academia Americana de Pediatria (AAP) lançou um guideline sobre diagnóstico, classificação e manejo da hipertensão arterial sistêmica para crianças e adolescentes. Baseado nele e nas definições do UpToDate, resumimos as definições e, para facilitar o dia a dia do Pediatra tanto do consultório como da emergência, disponibilizamos…
Categoria(s): Cardiologia, Nefrologia, Pediatria Geral, Urgência & Emergência

TREC e KREC: a importância dos exames para detecção de síndromes relacionados às células T e B

Publicado em
Com a recente introdução e disponibilização dos exames TREC e KREC em nossa clínica, temos visto crescer o pedido de informações sobre esse tema. A principio, a procura maior por tais exames, ainda pouco conhecidos e divulgados, envolve a preocupação em prevenção de possíveis (e raras) reações à vacina…
Categoria(s): Vacinas

Sepse — Diagnóstico e atualizações da ILAS em 2019

Publicado em
A sepse é uma das principais causas de mortalidade infantil em qualquer faixa etária, sendo a primeira causa em crianças abaixo de 5 anos (se excluirmos as doenças congênitas, prematuridade e complicações ligadas ao parto). Dada sua gravidade, esse é um tema recorrente em todos os congressos e fóruns…
Categoria(s): Medicina Intensiva, Urgência & Emergência

Miliária: uma revisão completa

Publicado em
A miliária é uma das doenças dermatológicas mais prevalentes da infância. Na grande maioria das Residências Médicas de Pediatria, as doenças dermatológicas são pouco ensinadas. Saiba mais sobre a doença em nossa revisão sobre o tema.  
Miliária: Aspectos Gerais A miliária é um distúrbio cutâneo frequente…
Categoria(s): Dermatologia, Pediatria Geral

Dispositivos sem agulha para administração de injetáveis: recomendação de uso para aplicação de vacinas

Publicado em
Diante das inúmeras consultas que vem recebendo acerca de novos dispositivos sem agulha para aplicação de injetáveis e seu uso para a vacinação, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) publica esta nota técnica com o objetivo de orientar os profissionais da saúde. A NOTA TÉCNICA Sociedade Brasileira de Imunizações - SBIM 22/01/2019…
Categoria(s): Infectologia

Esofagite eosinofílica: definição e tratamentos

Publicado em
A esofagite eosinofílica (EoE) é uma das doenças esofágicas mais prevalentes. É a principal causa de disfagia e impactação alimentar entre crianças e adultos jovens. É, também, a causa mais prevalente de esofagite crônica, depois da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Os primeiros casos foram descritos na década de…
Categoria(s): Gastroenterologia

Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo Pediátrico – Recomendações de Manejo (PALICC 2015)

Publicado em
O Pediatric Acute Lung Injury Consensus Conference - PALICC  2015 foi um consenso que definiu e estabeleceu recomendações de tratamento para a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo na população pediátrica (um problema mais frequentemente chamado de PARDS - Pediatric Acute Respiratory Distress Syndrome). Baseado nos melhores trabalhos e, nos tópicos…
Categoria(s): Medicina Intensiva, Urgência & Emergência

Cirurgias Nasais na Infância: Tipos, Indicações e Atualizações

Publicado em
Na prática diária do otorrinolaringologista pediátrico, as queixas de obstrução nasal e de distúrbios nasais são, em geral, algumas das mais frequentes. Os casos crônicos — aqueles que o pediatra encaminha ao especialista — sempre vêm acompanhados das seguintes questões: seria esse caso cirúrgico? Valeria a pena realizar algum…
Categoria(s): Otorrinolaringologia

Dentição infantil: sinais e sintomas da erupção dos dentes decíduos

Publicado em
O processo de erupção dental pode ser definido como o movimento migratório realizado por um dente em formação, movendo-se do seu local de desenvolvimento dentro do processo alveolar para a posição funcional na cavidade bucal. "O início da erupção dental marca um momento muito importante da vida da criança…
Categoria(s): Odontopediatria

Suspeita de Fratura Nasal: o que fazer?

Publicado em
O nariz é constituído por ossos, cartilagens e partes moles. Muitos traumas nasais são assintomáticos, mas é importante estar atento pois os microtraumatismos recorrentes são acumulativos e comprometem o desenvolvimento nasal. Além da fratura nasal, também podem ocorrer luxação e lesão do pericôndrio da cartilagem nasal. 1 "A lesão…
Categoria(s): Otorrinolaringologia
Botão Voltar ao topo